quarta-feira, 18 de abril de 2012

Universidades Estaduais não formarão educadores de Creches em São Paulo

Olá pessoal!
É com muita preocupação que divulgo mais um tema preocupante para os educadores da infância. Segundo a Deliberação 111/2012 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, as Universidades/ Faculdades vinculadas ao sistema estadual não formarão professores para as creches/ Centros de Educação Infantil nos cursos de graduação de Pedagogia, a partir das turmas de 1o. semestre de 2013.
A formação será específica para a pré-escola e para os primeiros anos do Ensino Fundamental.
Além disso também é muito preocupante o currículo proposto, voltado exclusivamente para as áreas do conhecimento: Português, Matemática, Ciências Naturais, História, Tecnologias da informação e Cultura Geral. Essa proposição desconsidera as especificidades da organização do currículo para a infância e as discussões históricas realizadas na área, culminadas nas Diretrizes Curriculares de Educação Infantil.
A situação é muito preocupante!!!
Quem quiser ler a Deliberação na integra o link é: http://www.ceesp.sp.gov.br/comunicado.php?id=53
Abraços!

Um comentário:

  1. Ola gostaria de Parabeniza-la pelo site e fazer um convite :
    Galera que está a fim de estudar e discutir a Deliberação do Conselho Estadual de Educação de São Paulo nº111/12 que estabelece novas Diretrizes Complementares para a formação de Docentes, no dia 9 de Maio o curso de Pedagogia Ffc - UNESP MARÍLIA estará Paralisado para o estudo dessa Deliberação.
    A paralisação será dia 09/05 o DIA TODO.
    Programação:
    período da manhã: das 8:30 ás 11:30: Assembléia de Pedagogia para tirar os/as delegados e delegadas para participação do CEEUF (que será realizado dias 12 e 13 de maio no campus) no ANFITEATRO
    período da tarde: das 14:00 ás 17:00: GDS: EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO ESPECIAL, POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS (todos com enfoque na discussão da deliberação) NAS SALAS Á CONFIRMAR - AINDA ESTAMOS RESERVANDO
    período da noite: das 19:30 ás 22:00: GDS (OS MESMOS DO PERÍODO DA TARDE) NO ANFITEATRO
    Reiteramos aqui que serão convidados professores e professoras para debater JUNTO dos alunos.

    Conto com a presença de tod@s!!!

    ResponderExcluir

Olá! Comente aqui sua opinião!